Tesoureiro do PT falta à audiência em que é acusado de estelionato e formação de quadrilha

: O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, não compareceu na tarde desta quinta-feira à audiência de instrução na 5ª Vara Criminal de São Paulo, onde é réu por estelionato e formação de quadrilha, no caso da Bancoop, a cooperativa dos Bancários de São Paulo. Ele foi convocado pela juíza Cristina Ribeiro Leite Baldone Costa, mas pediu dispensa de comparecer em cima da hora. A audiência foi marcada para que a juíza ouvisse duas testemunhas de defesa de Vaccari, os deputados estaduais de São Paulo Luiz Cláudio Marcolino e Antonio Mentor (PT).

Vaccari é acusado de ter deixado mais de 3 mil associados da Bancoop sem apartamentos, adquiridos no início dos anos 2000 e não entregues até hoje. O tesoureiro do PT foi presidente da Bancoop de 2004 a 2010, período em que a cooperativa ficou inadimplente. Para terminar alguns prédios, Vaccari contratou a empreiteira OAS, investigada na Lava-Jato. Entre os prédios da Bancoop concluídos pela OAS está o Edifício Mar Cantábrico, no Guarujá, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem triplex, avaliado entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,8 milhão. O próprio Vaccari também tem apartamento no local.

Além de Vaccari, foram denunciados por estelionato pelo promotor José Carlos Blat, do Ministério Público Estadual (MPE), os ex-diretores da Bancoop Ana Maria Érnica, Tómas Edson Botelho Fraga, Letícya Achur Antonio, Henir Rodrigues de Oliveira e Helena da Conceição Pereira Lage. No final de 2010, a juiza Cristina Baldone Costa aceitou a denúncia, tornando-os réus. O julgamento do caso deve ocorrer em meados deste ano.

Do http://oglobo.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.