Desativação de hospitais em Mossoró contradiz Governador quanto ameaça de fechamento de sete novas unidades no RN



O governador Robinson Faria se pronunciou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na última sexta-feira, 8, que pode desencadear o fechamento de hospitais em sete cidades do Rio Grande do Norte.

Em nota emitida na manhã desta quarta-feira, Robinson afirma que o TAC tem como objetivo realizar estudos para redefinição do perfil das unidades, que incluem os hospitais regionais de Apodi, Caraúbas e outras cinco cidades.

“O TAC não determina o fechamento, mas um estudo de redefinição do perfil das unidades. Não vamos fechar”, destacou o governador.

A posição do governador se fragiliza na medida em que pelo menos dois hospitais já foram fechados apenas em Mossoró, com o uso do argumento de readequações.

Além do Hospital da Polícia Militar, que funcionava em anexo ao 2º. Batalhão de Polícia Militar, o governo determinou o fechamento do Hospital da Mulher, mesmo após várias declarações públicas de que a unidade não seria fechada.

As cidades ameaçadas pelas mudanças previstas no TAC tem se mobilizado desde que o conteúdo do documento se tornou público.

Em Apodi e Caraúbas a sociedade encaminhou protestos nesta terça-feira, e as ações de mobilização devem ser intensificadas com a integração de municípios vizinhos, que dependem da estrutura dos hospitais regionais,  que mesmo funcionando com precariedade e limitações, se configuram como opções para o atendimento de urgência e emergência.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.